Como vai sua Inteligência Emocional?

Como vai sua Inteligência Emocional?

sem comentários

Na última semana falamos sobre como descobrir um novo caminho profissional. Hoje, continuarei com as minhas dicas para você que deseja algo mais em sua vida profissional! Vamos falar um pouco sobre um fator determinante para seu sucesso: como desenvolver cada vez mais sua inteligência emocional.

A inteligência emocional é a base do sucesso da grande maioria dos profissionais! Aposto que você conhece alguém, que sempre foi muito estudioso, com um conhecimento profundo da profissão, que exerce todas as habilidades necessárias mas que não consegue boas colocações ou ir adiante em sua carreira, né? Pois é, esta pessoa precisa desenvolver as principais características da IE. São estas:

Autoconhecimento: É preciso você conhecer suas capacidades, habilidades, fortalezas e fraquezas, saber quem você é, sem enganos. A partir daí você vai realçar suas qualidades e saber quando e como usá-las e como melhorar e contornar seus pontos fracos, evitando que atrapalhem sua carreira para então progredir. Conhecendo-se bem, ficará cada vez mais fácil conhecer os colegas, chefes, clientes e as demais pessoas com quem se relaciona no trabalho, para poder lidar da melhor forma com cada um.

Controle emocional: Essencial manter suas emoções em equilíbrio no mundo profissional. Para ser usado naqueles momentos em que queremos “matar” um concorrente, na apresentação de um trabalho, para convencer um cliente numa negociação, sabendo a hora de recuar e a de avançar, para se defender de uma acusação, para se valorizar quando for preciso, enfim, em quase todas as situações, ter controle emocional é imprescindível.

Automotivação: Não espere que os outros lhe motivem. Você é que tem que se motivar e a partir daí crescer profissionalmente mostrando-se aos outros motivado, seja em uma liderança ou apenas para si mesmo. Quando estiver sem motivação lembre-se de algo difícil que já conseguiu conquistar e inspire-se nisto. Será um fator motivador! Siga em frente, lembrando-se que obstáculos podem ser ultrapassados ou contornados e, o mais importante, mantenha o foco naquilo que deseja alcançar e a intenção de que vai conseguir. Isto fará com que se mantenha motivado.

Empatia e Habilidades sociais: Cada vez mais importante na vida social, seja você um profissional liberal, um empresário ou um empregado, desenvolva estas características para sobressair em sua carreira. A boa comunicação é a chave para as habilidades sociais: saber a hora de falar ou não, a forma de se expressar, o tom de voz, a postura, tudo importa. Observe-se e treine no espelho se precisar. Crie empatia mesmo com quem não gosta, procure observar o que aquela pessoa tem de bom para que vocês possam se comunicar através deste ponto em comum que você descobriu. Nunca se sabe de quem você precisará ao seu lado no futuro.

Percepção e Visão: Desenvolva cada vez mais estas habilidades. A percepção é como um canal onde você percebe uma situação de diversos ângulos, vendo além do que os outros costumam ver. Observe, explore, antecipe-se. Com esta visão você poderá evitar muitos problemas e até mesmo criar oportunidades. Observe seus instintos, mas siga sua intuição baseada em sua percepção dos fatos antes de tomar decisões e elas serão mais assertivas.

Reflita sobre esses pontos e questione-se: Você está fazendo algo para desenvolver a sua inteligência emocional? Não deixe de acompanhar nossos posts e dicas para chegar aonde deseja!

Até breve!

Risoleta Medrado

Risoleta Medrado

Por favor, poste seus comentários

Coaching & Consultora

Coaching de carreiras é o melhor caminho para seu sucesso. Em pouco tempo você descobrirá como alcançar seu objetivo.

Fale Comigo

Contatos

(21) 98810-7710 (WhatsApp)
contato@risoletamedrado.com
risomed
(Atendimento a todo o Brasil pelo Skype)