Workshop de coaching para arquitetos e designers.

Workshop de coaching para arquitetos e designers.

sem comentários

O sucesso deste workshop para arquitetos e designers, na última quinta-feira, foi devido ao interesse pelo tema, “Sobressaia na profissão”, e pela participação da platéia.
Após explicar como surgiu, o que é e como funciona o coaching, falei sobre a desvalorização da profissão, que tem sofrido grande perda no valor de honorários nos últimos anos, independentemente da crise econômica brasileira, que só agrava o quadro. De um lado, as maiores queixas de clientes: atraso no prazo acordado, a dificuldade do profissional em ouvir o que desejam e a falta da finalização do trabalho. Do outro lado, arquitetos e designers concordam que a concorrência é predatória com excesso de profissionais oferecendo o mesmo serviço, que há uma concorrência desleal por outros que não cobram  projeto e que  a sobrecarga de funções que, hoje, arquitetos e designers  sofrem, lhes dá um baixo custo-benefício, enquanto a carga horária de trabalho é altíssima. A dificuldade na prospecção e fidelização dos clientes é outro fator que os preocupa, assim como em encontrar bons fornecedores e profissionais para reformas e construções. E que esses tenham boa qualidade de produtos e serviços, além de honestidade e pontualidade, com um orçamento que caiba no bolso dos clientes, que por sua vez querem ter um “Casa cor” pelo preço de “Tok Stok”.
Mas, como o coaching busca soluções e seu foco é em metas e objetivos, lembrei que sempre há profissionais em destaque, que sobrevivem às oscilações do mercado e são muito bem valorizados. Porque? Primeiro, eles sabem que não vendem sonhos e projetos. Eles vendem idéias e soluções. Segundo, porque administram bem seus escritórios, como uma micro-empresa, um lugar de se tocar negócios, além de criar e projetar, mesmo que seja um home-office. Gerenciam bem seu tempo e possuem uma boa estrutura organizacional, simples e moderna, muitas vezes através de parcerias complementares, bem escolhidas, e terceirizações eficazes, quando não podem ter funcionários fixos. Eles são vendedores e lideram seus clientes, desde a prospecção dos mesmos, até a finalização do seu trabalho e o pós-venda, que fazem muito bem, fidelizando seus clientes. E finalmente, o mais importante, eles possuem um diferencial e um nicho de mercado.
Assim, tendo-os como exemplo, começamos a trabalhar as ferramentas e dinâmicas necessárias, dando o primeiro passo, para que os profissionais participantes possam adquirir as competências necessárias e também sobressaiam em suas carreiras.
O método GROW, o SWOT, a Gestão de Mudanças, Valores, Visão e Missão foram algumas das ferramentas de coaching, escolhidas para trabalharmos
durante este dia de workshop, ajudando os participantes na descoberta do diferencial e do nicho de mercado de cada um. A elas, diversas dinâmicas foram acrescidas, como a da foto acima, escuta atenta, um dos aspectos importantes da comunicação interpessoal. Outras dinâmicas foram usadas para praticarem apresentação, vendas, negociação, liderança e visão estratégica, que foram alguns dos assuntos analisados. Os demais aspectos avaliados foram: identidade profissional, recursos técnicos, estrutura e organização, conhecimento, diferencial, nicho de mercado, inteligência emocional e planejamento de ações.
Ao final, todos saíram com  seus próprios planos de ação, no caminho daquilo que procuram, com nove ações a serem feitas, para alcançarem três metas que os levarão a seus objetivos. Daí em frente, dependerá do foco e da dedicação de cada um, no seu próprio tempo. Missão cumprida, obrigada, desejo sucesso a todos. Até o próximo!

Risoleta Medrado

Risoleta Medrado

Por favor, poste seus comentários

Coaching & Consultora

Coaching de carreiras é o melhor caminho para seu sucesso. Em pouco tempo você descobrirá como alcançar seu objetivo.

Fale Comigo

Contatos

(21) 98810-7710 (WhatsApp)
contato@risoletamedrado.com
risomed
(Atendimento a todo o Brasil pelo Skype)